Ahimsa e Swadhyay — uma dupla equilibrada

Pedro Henrique Bertti Cruz
2 min readMar 2, 2021

Yamas e nyamas, o que são, como eles são conectados e podem nos ajudar.

Quase meio-dia em uma plena terça feira e me encontro com algumas raras horas livres em um ambiente calmo e tranquilo para escrever esse texto sobre uma lição de casa do começo de um curso de Yoga. Não, Yoga não são apenas posturas, há um vasto conhecimento, uma filosofia por trás com muitas teorias e ensinamentos.

O dever de casa para a semana foram 2: manter-se em uma postura meditativa todos os dias por pelo menos 5 minutos (essa está sendo fácil já que tenho o hábito de meditar todas as manhãs) e escrever/refletir sobre 1 yama (proibições) e/ou nyama (obrigações) — esses nomes estranhos são como os 10 mandamentos da religião católica, por exemplo. Dentre os 5 yamas e 5 nyamas, 1 de cada me chamaram a atenção e percebi uma forte conexão entre eles — o Ahimsa (não-violência) e Swadhyay (autoconhecimento).

Para explicar melhor sobre isso, volto no tempo para o começo da pandemia em 2019 quando acompanhava toda hora os noticiários e sentia uma ira tremenda do atual governo e, principalmente do presidente do nosso país (até escrevi sobre isso em outro texto — conexão raivosa). Esse caso me fez recordar de uma das proibições, a não-violência.

Mas como assim? Estou sendo violento ao sentir raiva mesmo sem agredir ninguém? Bem, quando pensamos sobre violência logo nos veem imagens de agressões, certo? Porém, e a violência interna? E aquele sentimento os quais nos prejudica?

Ao sentir muita raiva por dias ao ver as notícias, de maneira automática agredi a mim mesmo — prejudiquei meu corpo, minha mente e minha alma. Ou seja, de forma alguma pratiquei a não-violência (Ahimsa).

Comecei a melhorar dessa fase raivosa a partir do momento em que me desconectei dos noticiários, do mundo externo e olhei para mim mesmo (autoconhecimento, Swadhayay) e aprendi que não podia fazer nada além das minhas próprias ações rotineiras. O que acontece fora do meu âmbito e do que posso ajudar, não tenho controle sobre e não devo me prejudicar com isso.

Mesmo sem saber sobre yamas e nyamas, pratiquei umas das obrigações de me conhecer e aprender mais sobre meu mundo interno e resolver todos os sentimentos negativos e prejudiciais para todo o meu ser. Resultado de tudo isso? Equilíbrio, calma e presença — Yoga.

--

--

Pedro Henrique Bertti Cruz

Fotógrafo, designer, aprendiz Yogi e reikiano. O que faço aqui em uma plataforma de textos? Outra paixão não profissional — escrever, refletir e compartilhar!